Saiba o que fazer quando a internet não funciona

Há 40 anos, ninguém sabia o que era internet. Hoje em dia, não há uma pessoa que viva desplugada. A internet faz parte do cotidiano de todas as pessoas e quando ela não funciona, é a mesma coisa que ficar desplugado do mundo. Antes de entrar em contato com o suporte técnico, você mesmo pode tomar algumas medidas para corrigir a falha. É necessário identificar onde está o problema para saber a quem recorrer.

Um problema comum é quando alguns computadores da rede conseguem acessar a internet e outros não. Nesta situação, o provedor de internet (ISP) está opercional, do contrário, nenhuma máquina teria acesso à web. E, a não ser que o ISP seja o fornecedor tanto do modem DSL/cable quanto do roteador (com ou sem fio), de nada vai adiantar acionar o suporte técnico dele para resolver o problema.

Caso nenhuma estação consiga navegar na Internet, mesmo quando um PC é conectado diretamente ao modem via cabo de rede Ethernet, o problema está com o provedor de banda larga. Reinicie os dispositivos e cheque as conexões dos cabos. Se a conexão não se restabelecer, ligue para o suporte principal do provedor para verificar se há alguma manutenção em sua área ou algum outro tipo de problema técnico não isolado.

Ao falar com o atentende, procure ter em mãos o maior número de informações sobre seu hardware, tais como marca e modelo do modem e roteador, endereço MAC dos dispositivos, endereço MAC das placas Wi-Fi e Ethernet que utiliza para conectar a internet. (menu Iniciar, digite cmd, tecle Enter, digite ipconfig /all e dê Enter novamente para visualizar toda a informação da rede – veja imagem abaixo).

Assegure-se de que todos os dispositivos são os que foram cedidos pelo provedor antes de ligar para o suporte. Caso esteja usando algo diferente, não estranhe se ele recusar o atendimento e, em vez disso, pedir que você entre em contato com o fabricante do hardware.

Se possível, verifique se o seu computador pode navegar pela web em outros meios, para ver se o problema não está em seu computador e sim na conexão com o provedor. Se o problema for com seu PC, pode ser necessário substituir a placa de rede ou cartão Wi-Fi. Em casos mais complexos, o suporte irá agendar a visita de um técnico.

Fonte: PCWorld

1 Comentário

  1. julio novembro 7, 2011 9:45 pm 

    esse site sita bastante coisas para aprender

Deixe uma resposta