Remova, adicione e substitua páginas em PDF

Uma das muitas utilizações de gerar um arquivo PDF é economizar na impressão. Gerar imensos relatórios de balanço trimestrais ou mesmo anuais, com detalhes, poderia levar dias imprimindo. Mas quem faz esse tipo de trabalho, sabe que um gráfico ou uma planilha pode sofrer alterações no meio do processo de geração do relatório.

Nesse caso o processo pode ser demorado e tedioso para gerar o relatório novamente ou, então, pode ser apenas uma questão de adicionar, remover ou substituir uma ou algumas páginas do documento PDF. Veja como realizar essas manobras facilmente. As dicas aqui foram testadas no Adobe Acrobat 9.

1. Removendo páginas
Abra o menu DocumentoApagar Páginas, e depois escolha as páginas a remover. Você pode fazer isso no painel de navegação ou especificar uma ou mais páginas por intervalo com o botão de na caixa de diálogo Excluir Páginas. Clique em OK para apagar a página(s) e depois em Salvar.

2. Adicionando páginas
No menu Documento você encontrará o comando Inserir Páginas, com a capacidade de inserir um arquivo PDF externo. Selecione o arquivo e, pressionado o botão Selecionar, você verá a caixa de diálogo Inserir Páginas. Veja onde gostaria de inserir o novo arquivo. Clique em OK e salve a sua nova versão de documento PDF.

3. Substituição de páginas
Você pode substituir uma versão antiga de uma página ou uma sequência de páginas com uma nova versão, contanto que você esteja substituindo o mesmo número de páginas que deseja inserir. Vá ao menu Documento, Substituir páginas, clique em  Localizar e selecione o PDF contendo o novo material que pretende utilizar.

Em seguida, na caixa de diálogo Substituir Páginas, que aparece automaticamente, selecione a página ou páginas para remover e, em seguida, as páginas para inserir. Note que a janela de substituição pede que você especifique somente o número da página inicial. Se você estiver substituindo cinco páginas, o Acrobat vai inserir cinco páginas, começando com o número da página que você especificar, continuando na ordem sequencial. Clique em Ok e depois em Salvar.

Fonte: PC World

7 Comentários

  1. Ozeca junho 24, 2011 6:46 pm 

    OBRIGADO PELA DICA, FOI DE GRANDE UTILIDADE!

  2. roberto dezembro 26, 2011 11:07 pm 

    O meu Reader não tem essas opções citadas no menu Documento. E agora?

  3. Cristiane maio 24, 2012 3:36 pm 

    Muito interessante essas dicas. Eu não sabia desas infomações.

  4. Jairo Adriano de Mello janeiro 12, 2013 5:16 pm 

    Não encontrei esta tal “menu Documento” e muito menos a indicação correspondente a “você encontrará o comando Inserir Páginas”. De que programa vocês estão falando que tem estas abas?

  5. Turbosite janeiro 14, 2013 11:10 am 

    Olá Jairo!
    Fica no menu superior do programa. Se estiver em inglês é Document. Seu program está em português ou inglês?

    Abraços!

  6. Franco março 12, 2013 12:33 pm 

    Não existe a opção “documento”. Meu reader é o XI e não existe este comando.

  7. vanderson setembro 15, 2014 7:13 am 

    muito obrigado pela dia foi muito util

Deixe uma resposta