Melhore a impressão de fotos

08:30

Você mesmo pode realizar a impressão das suas fotos, através do seu próprio equipamento. Alguns cuidados devem ser tomados. Calcule o tamanho e a qualidade final da impressão, para não gerar imagens sem cores ou desperdiçar tinta e papel. Confira:

1. Escolha a tamanho correto da impressão

Para obter um melhor resultado na impressão, você precisará ter pixels suficientes no arquivo de sua imagem, para que a nitidez seja mantida em um tamanho satisfatório. Você precisará ter ao menos 200 pontos por polegada (dpi) para uma boa qualidade de imagem, e pelo menos 300 dpi para uma impressão excelente.

Ignore as propriedades da sua foto exibidas em seu programa de edição, no que diz respeito aos valores de dpi ou recomendações do tamanho da impressão. Divida a quantidade de pixels da foto por 200 (ou 300 para impressões de alta qualidade) para determinar o tamanho máximo da impressão.

Para saber quantos pixels sua foto possui, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do arquivo, selecione Propriedades e clique na aba Detalhes. Você verá a largura e altura da imagem exibida em pixels.

2. Escolha o papel correto

A escolha do papel de impressão é outro fator importante para obter uma boa imagem. Papel comum absorve a tinta, o que acaba deixando as cores lavadas e elimina detalhes mais precisos, reduzindo a nitidez da foto. A melhor opção para fotos é utilizar papel fotográfico recomendado para cada impressora.

Os papéis fotográficos possuem uma variedade de formatos. Os mais comuns são os foscos com e sem brilho. As diferenças estão no próprio nome do papel: o com brilho dá um visual mais vivo às fotos.

Porém, os papéis foscos com brilho costumam dar muito reflexo e sujam facilmente. Se esses detalhes podem atrapalhar sua impressão, então opte pelo papel fosco, que apesar de não ser tão brilhante e detalhista, não fica com marcas de sujeira.

3. Utilize cartuchos originais

É recomendável utilizar os cartuchos de tinta originais. Como as impressões dependem da tinta, não é ideal usar os remanufaturados para esse tipo de impressão.

4. Verifique as configurações da impressora

Analise as configurações da impressora. Observe a posição do papel, pois papéis fotográficos são desenvolvidos para imprimir em apenas um dos lados.

Confira também os dados relacionados ao tipo de papel e o tipo de tinta relacionada. É recomendável que a impressora seja configurada como papel para foto e tinta em alta qualidade.

5. Faça manutenção em sua impressora

Impressoras a jato de tinta costumam juntar resquícios de tinta nos bocais, que obstrui as impressões. A cada um mês ou dois é recomendável executar o cabeçote de limpeza da sua impressora e realizar impressões com testes de cores e alinhamento.

É importante não deixar sua impressora sem uso. O ideal é usá-la pelo menos uma vez por semana, precisando ou não, evitando que os bocais fiquem sujos.

Fonte: PC World