5 dicas para eliminar a lentidão no seu computador

Vários fatores afetam o desempenho do seu computador, fazendo com que ele se torne mais lento para realização de tarefas, o que gera perda de produtividade (e paciência!). Saiba o que pode causar essa lentidão e como resolver esse problema.

1 – Falta de espaço no disco ou HD fragmentado
Um disco rígido cheio ou excessivamente fragmentado responde pela maioria dos casos de lentidão do PC, principalmente em sistemas que têm pouca memória RAM. Defragmentar o disco é a solução mais simples. Para reorganizar o seu HD no Windows XP, clique em Iniciar, Meu Computador e depois, com o botão direito do mouse no Drive C, selecione Propriedades. A seguir, selecione a aba Ferramentas e Desfragmentar agora.

Se a desfragmentação não ajudar, recomendamos fazer um backup, porque será necessário eliminar coisas desnecessárias do disco rígido. Feita a cópia de segurança, remova do sistema aplicativos que não utiliza mais. Depois, procure por arquivos duplicados. Verifique se não existem arquivos que podem ser armazenados em mídias portáteis – como DVDs ou CDs.

Se mesmo assim ainda faltar espaço, a solução será a compra de um novo HD (externo ou não) com mais capacidade para substituir ou complementar o que o usuário já tem. Uma saída econômica é montar um HD externo.

2 – Fuja de novos aplicativos
Enquanto o hardware se torna mais rápido, os aplicativos se tornam mais lentos. Se você permanentemente atualiza os aplicativos que se tem instalados em seu PC, saiba que eles irão sofrer para conseguir executá-los.

3 – Cheque a segurança
É necessário manter os aplicativos de segurança permanentemente atualizados para evitar riscos desnecessários. Algumas das soluções integradas de segurança, como a da Norton e da McAfee, utilizam muitos recursos do PC e ampliam a exigência a cada nova atualização. Tais ferramentas podem tornar tudo muito lento. Considere adotar ferramentas mais leves (algumas até gratuitas).

4 – Evite carga desnecessária de aplicativos
Muitos aplicativos instalados no computador inserem partes deles mesmos na lista de inicialização do Windows, e isso tende a tornar o PC mais lento. Verifique o que está sendo carregado no momento do boot e elimine todo processo desnecessário.

5 – O sistema pode estar infectado
Alguns tipos de malware prejudicam o desempenho do sistema. Para saber se este é o seu caso, primeiro faça a atualização da ferramenta de segurança. Pode ser necessário rodá-la a partir do disco de emergência. Uma vez atualizada, fazer uma varredura completa para verificar e eliminar qualquer praga que possa existir.

Fonte: PC World

5 Comentários

  1. ThiagoCZE fevereiro 27, 2012 10:06 pm 

    Muito bom, me ajudou bastante.

  2. ulissescr7 setembro 1, 2012 4:01 pm 

    muito obrigado me deu uma baita ajuda obg

  3. Antonia da Costa fevereiro 1, 2014 1:15 pm 

    Meu pc xp com w8 estava muito lento, quase parado, e essas 5 dicas foram uma mão na roda, excelente! Muito obrigada.

  4. Barbara junho 21, 2014 11:37 am 

    Eu descobri muitas coisas com essas 5 dicas estou muito grata.
    Barbara Hellen
    Me sigam no twitter :
    @barbara_hellen1

  5. Felipe Teixeira novembro 16, 2014 9:58 am 

    Curti as dicas. No geral eu já as sigo, mas às vezes o Windows vai ficando mais lento conforme o uso mesmo. Pra resolver esse problema eu uso um programa chamado PSafe Total Windows, que dá uma limpada em todas as configurações que estão lentas e recupero performance. Muito mais prático do que ficar formatando, por exemplo.

Deixe uma resposta